A Clínica Sergio Amaral quer sempre contribuir para a divulgação de informações que possam ajudá-lo a entender melhor o que são determinados tratamentos médicos, de forma que ajude no esclarecimento de dúvidas que você possa ter.

Lembramos que nenhum site substitui uma consulta médica e, em caso de dúvidas, agende uma consulta com um médico de confiança.

Nós, da Clínica Sergio Amaral, teremos enorme prazer em atendê-lo!

Abaixo você pode ler sobre alguns tratamentos e tipos de cirurgia. Quer sugerir outros tópicos? Mande uma mensagem para nós com sua sugestão!

Discectomia Percutânea

Em alguns casos, o tratamento de uma hérnia de disco pode ser realizado através de um procedimento percutâneo, ou seja, sem grandes cortes. Nesse tipo de tratamento é introduzida uma agulha (cânula) através da pele, que alcança o disco. Por dentro dessa agulha um instrumento específico é introduzido e o núcleo pulposo (o “recheio” do disco) é parcialmente removido, tratando a hérnia. Existem diversos métodos para a realização desse procedimento, sendo os mais comuns a Nucleoplastia (onde o material discal é removido por vaporização causada pro radiofrequência) e o SpineJet (onde o material discal é removido por jato d`água de alta pressão). Geralmente a alta hospitalar é dada no mesmo dia.

Denervação Facetária – Rizotomia Percutânea

A Denervação Facetária, também chamada de Rizotomia, é um método de tratamento percutâneo que permite o alívio de dores nas costas causadas por degeneração das facetas articulares, que são articulações situadas na parte posterior da coluna vertebral. Nesse procedimento a denervação é geralmente realizada por radiofrequência e não há a necessidade de cortes. Geralmente a alta hospitalar é dada no mesmo dia.

Cifoplastia e Vertebroplastia

A Vertebroplastia e a Cifoplastia são métodos minimamente invasivos para o tratamento percutâneo de fraturas da coluna, geralmente quando causadas por osteoporose ou tumores. Em ambos é realizada a injeção de um tipo de acrílico no interior do osso da coluna (corpo vertebral). A diferença entre ambos é que na cifoplastia é realizada, antes da injeção do acrílico, uma dilatação de um balão no interior do corpo vertebral, o que torna o procedimento mais seguro e permite, as vezes, uma correção da cifose (deformidade da coluna).

Artrodese da Coluna - Fixação da Coluna

A artrodese da coluna é um método de tratamento de diversas patologias que afetam a coluna vertebral como, por exemplo, fraturas, instabilidades e em alguns casos de estenose de canal vertebral e hérnia de disco. Pode ser realizada em qualquer segmento da coluna (cervical, torácica ou lombar) e é realizada tanto pela frente (anterior) como por trás (posterior), dependendo do caso. É comum a colocação de parafusos na coluna para aumentar a índice de sucesso na artrodese, mas nem sempre é necessário.